Powered by Blogger.

Friday, September 20, 2013



Uma dica simples, mas que muita gente acaba não sabendo como proceder no dia-a-dia é como formatar um pendrive em uma distribuição Linux. Alguma delas possuem uma interface bastante intuitiva, bastando clicar com o botão direito em cima da unidade e escolhendo a opção de formatar. Não é o caso do Xubuntu. Vamos ver então como formatar e renomear um pendrive ou cartão de memória.


1º Passo: Formatando seu pendrive

Bem, para formatar é bastante simples. Verifique se seu pendrive está realmente plugado e verifique onde ele está montado. Para isso, acesse o terminal e digite:

# mount

Irá aparecer uma lista com todas as unidades do seu computador. É provável que seu pendrive esteja em /dev/sdc1 (verifique se realmente está neste, se não estiver, anote onde está).

Considerando que seu pendrive está montado, é importante desmontá-lo antes de formatar. Para isso, digite:

# umount /dev/sdc1

Certo, agora que o mesmo já está desmontado, já podemos formatá-lo. A opção mais simples é digitar:

# sudo mkfs.vfat /dec/sdc1

Seu pendrive será formatado e o nome será apagado, voltando para o padrão do Xubuntu (4GB Volume, por exemplo). Já está vazio e pronto para uso!


2 Passo: Renomenado seu pendrive

Esta talvez seja a parte mais complicada. O primeiro passo é baixar o pacote mtools. Ele possui a ferramenta mlabel, que iremos utilizar para poder renomear o pendrive. Para instalá-lo, digite:

# sudo apt-get install mtools

Após instalado, navegue até o diretório do seu usuário (/home/eduardo, no meu caso). Crie um novo arquivo de texto nesta pasta com o nome ".mtoolsrc". Ele ficará em oculto na pasta (pois seu nome começa com um ponto). Abra o arquivo e acrescente apenas essa linha:

mtools_skip_check=1;

Salve o arquivo e feche. Esta linha irá impedir que o mtools realize uma checagem da integridade do seu pendrive antes de tentar renomeá-lo. Se você quiser ver com qual nome seu pendrive está atualmente, digite:

 # sudo mlabel -i /dev/sdc1 -s ::

Se você acabou de formatá-lo, será exibido a mensagem: Volume has no label.
Para acrescentar uma label para seu pendrive, basta:

# sudo mlabel -i /dev/sdc1 ::NomeDoPendrive

Você pode repetir o comando acima para renomear novamente o pendrive, se quiser.

É isso! Agora você já consegue formatar e renomear seu pendrive, tudo feito pelo terminal. Em outras palavras, estas dicas servem para outras distribuições Linux também, não apenas o Xubuntu!

1 comment: