Powered by Blogger.

Friday, October 4, 2013



Os downloads via torrent tem se popularizado muito nos últimos anos, principalmente após o fechamento do MegaUpload e a queda dos sites de hospedagem de arquivo. Mesmo após o retorno de Kim Dotcom com o novo site Mega (o qual funciona muito bem, por sinal), o compartilhamento por torrent continua sendo a forma mais popular de realizar download de grandes arquivos pela internet. Neste artigo vamos ver como instalar o uTorrent, provavelmente o melhor cliente de torrent disponível, no Xubuntu.

O cliente de torrent padrão disponibilizado pelo Xubuntu é o Transmission, o qual funciona muito bem para a função ao qual foi criado, sendo um cliente leve, fácil de manusear e com uma variedade razoável de opções. Entretanto, para muitos migrantes do Windows (como eu), o uTorrent continuará sendo o cliente preferido para realizar os downloads. Pois bem, a má notícia é que não existe um cliente gráfico para uTorrent no Windows. O que existe é a instalação de um servidor que roda em background, o qual podemos acessar sua interface através do navegador. Parece estranho, mas na prática, funciona (quase) tão bem quando o cliente disponível para o Windows.

Pois bem, o primeiro passo é realizar o download do servidor do uTorrent para Linux. Existem algumas versões disponíveis na web, testei algumas e a que recomendo é a v3.0 build 25053. Para instalá-la, o primeiro passo é instalar as bibliotecas necessárias para o funcionamento do servidor. Para isso, digite:

# sudo apt-get install libssl0.9.8:i386

Digite sua senha e prossiga a instalação. Após concluir, inicie o download do servidor do uTorrent:

wget http://download.utorrent.com/linux/utorrent-server-3.0-25053.tar.gz

Navegue até a pasta onde o download foi realizado. Provavelmente é na pasta padrão do sistema, caso não seja, basta alterar o caminho no comando abaixo:

# cd Downloads/

Estando na pasta de downloads, copie o arquivo baixado para a pasta /opt/ com o comando:

# sudo cp utorrent-server-3.0-25053.tar.gz /opt/

Agora, navegamos para a pasta /opt/ e extraímos o arquivo:

# cd /opt/
sudo tar -xvf utorrent-server-3.0-25053.tar.gz

Tendo extraído tudo, já podemos remover o arquivo compactado (para evitar o acúmulo de lixo nas suas pastas de arquivos do sistema):

# sudo rm -rf utorrent-server-3.0-25053.tar.gz

Após excluir, damos permissão à nova pasta que foi anteriormente extraída:

# sudo chmod 777 -R utorrent-server-v3_0/

Agora, criamos um link simbólico para que possamos executar o servidor a partir do terminal como um binário:

# sudo ln -s /opt/utorrent-server-v3_0/utserver /usr/bin/utserver

Já podemos executar nosso servidor! Para isso, basta executar o comando:

# utserver -settingspath /opt/utorrent-server-v3_0/ &

Obviamente, você não vai querer decorar este comando inteiro toda vez que quiser iniciar o uTorrent. Para isso, vamos colocar o servidor para ser auto iniciado toda vez que o Xubuntu der boot. Não se preocupe, o servidor em si é bastante em leve e não irá impactar em nada o tempo de boot/desempenho do seu sistema.

Acesse o Menu de Aplicações > Gerenciador de Configurações. Haverá uma opção de Sessão e Inicialização, acesse e navegue até a aba onde são exibidos os processos iniciados junto com o sistema operacional. Clique em ADD, coloque um Nome e Descrição a sua escolha, e em comando basta colar o comando passado acima. Feito isso, seu uTorrent será iniciado sempre junto com o Xubuntu. Vamos agora ao que interessa, acessá-lo!

Abra seu navegador (pode ser qualquer um) e acesse o endereço: http://localhost:8080/gui/

Caso tenha feito tudo corretamente, uma tela parecida com essa será exibida:




Parabéns! Seu utorrent já está instalado e funcionando! Para começar os downloads, basta clicar no ícone de acrescentar torrent (primeiro no canto superior à esquerda) e escolher se deseja por arquivo ou por link magnético. Bons downloads!


Obs: existem vários tutoriais pela internet mostrando formas diferentes e versões diferentes para a instalação do servidor. A que achei melhor, e que adaptei para trazer para cá, foi a do HowOpenSource. Recomendo que dê uma olhada no site, tem muitas coisas interessante sobe Linux!

0 comentários:

Post a Comment