Powered by Blogger.

Saturday, May 4, 2013



O primeiro passo após realizar a instalação de uma distribuição Linux (principalmente se você for inciante neste mundo) é seguite um tutorial de pós-instalação. Vamos então aqui reunir algumas dicas de pacotes e aplicativos para garantir a eficiência do seu Xubuntu, para que ele não fique devendo nada para qualquer outro SO!

A primeira coisa a se fazer garantir que o sistema se encontra na versão mais recente e com todos os updates em dia. No Xubuntu, sempre que surgem novas atualizações, uma exclamação em vermelho é exibido no canto inferior direito (ou em qualquer local onde estiver o seu painel), bastando clicar no ícone e escolher a a opção de baixar as atualizações. Tudo será feito rápido e fácil, sem dor!

Após atualizado, é hora de instalar os "Restricted Extras", basicamente, um pacote de plugins e codes que por padrão não acompanham a instalação do Xubuntu. Somente após a instalação deste pacote você conseguirá rodar arquivos multimídia como músicas, vídeos, DVDs, etc. Para instalar os Restricted Extras do Xubuntu, você deverá acessar o terminal e digitar seu primeiro comando. Para acessar o terminal, basta clicar no Menu de Aplicações > Sistema > Terminal.




O terminal será aberto e nele você poderá digitar os comandos desejados. Em Linux, todo tipo de operação no sistema pode ser feito através deste terminal. Como nem todos os usuários sabem (e nem precisam saber) como controlar o sistema via linhas de comando, o Xubuntu permite que a grande parte de suas operações seja feita de forma gráfica. Entretanto, para utilização de alguns recursos, recorremos de vez em quando ao mesmo.

Com o terminal aberto, digite o seguinte comando:

sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras

A senha de usuário cadastrada ao realizar a instalação do programa será solicitada. Digite-a e pressione Enter. O sistema irá identificar os arquivos a serem baixados, informará o tamanha total, e perguntará se deseja realmente baixar e instalar [S/n]. Basta digitar S e teclar Enter. Será exibido o termo de licença abaixo:



Confesso que sofri um pouco nesta parte, pois não é possível navegar nas opções simplesmente usando as setas do teclado. Para navegar pelas opções, basta utilizar a tecla Tab e para selecionar a opção, utilizar a tecla Enter. Tendo aceitado o termo, os arquivos serão baixados e instalados.

A segunda coisa a se preocupar é instalar uma suíte de programas para escritório, afinal, seu computador não é nada sem o velho Word, PowerPoint, Excel, etc, não é mesmo? Pois bem, no caso do Linux, não é utilizado o famoso Microsoft Office, porém uma versão alternativa, gratuita e com exatamente os mesmos recursos: O LibbreOffice. Para instalá-lo, não poderia ser mais simples. Acesse o Menu de Aplicações > Central de Programas do Ubuntu:




No canto superior da Central de Programas, Procure por LibreOffice. Os aplicativos serão exibidos. Você pode escolher entre instalar a suíte inteira, ou apenas os que lhe interessar. No meu caso, por exemplo, possuo instalado somente o Word e o Impress (equivalente ao PowerPoint). Selecionado o desejado, basta clicar em instalar, como mostra a imagem abaixo:



Ao final da instalação, você já poderá acessar os aplicativos Office indo no Menu de Aplicações > Escritório. Lembrando que você também pode usar esses passos que seguimos para acessar a Central de Programas para baixar qualquer tipo de programa para seu Linux, inclusive jogos!

Aproveitando que você está com a Central aberta, procure por VLC e instale o Reprodutor de Mídia VLC. É ele quem será o seu reprodutor vídeos padrão no Xubuntu.



Outro ponto importante é configurar o Pidgin, o comunicador padrão do Xubuntu. Acredite, ele pode ser ainda melhor do que o MSN, GoogleTalk, ICQ, e você poderá integrá-lo até mesmo ao chat do Facebook!

Para acessar o Pidgin, basta ir no Menu de Aplicações > Internet > Mensageiro da Internet Pidgin. A primeira coisa a fazer ao abrir o Pidgin é configurar uma conta. O programa já solicitará automaticamente que você faça alguma integração:



Clique em "Adicionar..." e escolha o protocolo (programa de comunicação) de uma das contas que você deseja integrar:



Dependendo do protocolo que você escolha, as informações solicitadas serão diferentes. Selecionando MSN, por exemplo, ele solicitará seu endereço de e email e senha do MSN e um apelido local (basicamente o nome que aparecerá para as outras pessoas quando você estiver online). Neste caso, basta preencher os dados e clicar em "Adicionar". A conta será integrada e os contatos que estiverem online já passarão a ser exibidos na lista de contatos. Se desejar integrar mais alguma conta (do Facebook, por exemplo), basta ir em Contas > Gerenciar Contas e adicionar as demais contas que desejar (ou remover alguma das que já estão cadastradas). 

Bem, este é o principal para você poder começar a utilizar o Xubuntu de maneira produtiva. Ainda há alguns tópicos a serem abordados, como por exemplo, reprodutores de música, editores de imagem, antivirus (nem sempre é necessário, mas não custa ter um, não é?), etc. Mas estes ficarão para um próximo post. Dependendo como for, poderão ser adicionados aqui também.

Ficou com alguma dúvida ou tem alguma sugestão? Deixe nos comentários!

5 comments:

  1. Estou escolhendo os softwares que vou instalar no Xubuntu e me surgiu uma dúvida: OpenOffice ou LibreOffice? Qual dos dois é mais leve e rápido?

    ReplyDelete
  2. Ótimo pergunta! Infelizmente ainda não cheguei fazer um comparativo no meu ambiente em casa, mas no geral sempre usei o LibreOffice, ficando com o OpenOffice apenas nos computadores da faculdade. Pelo que procurei quando fui instalar primeira vez, o OpenOffice parece estar um pouco mais leve que seu concorrente, mas não posso dizer que tenho reclamações também.

    É uma questão bem interessante essa, talvez publique algum post comentando o assunto futuramente :)

    ReplyDelete
  3. Boa noite.. após algum tempo usando o xubuntu 1.6.4 detectei um problema grave, por alguns vezes fiz download de isos e programas.. e ao passar esses programas para um pendrive, eles sumiam simplesmente desapareciam do penddriver. Fiz o teste por várias vezes, e o mesmo erro ocorre sempre.. os programas passados para o pendrive atrás do xubuntu acabam desaparecendo como se nunca estiveram sido colocado lá

    ReplyDelete
  4. Boa noite! Realmente bem estranho este problema. Não me lembro de já ter ocorrido comigo, embora eu não tenha usado muito o 16.4 (tive alguns outros problemas com ele, mas nada desse tipo). Mas de cara, eu tentaria o seguinte:
    - Verificou se o pendrive está realmente funcionando ,testando em outras máquinas/sistemas? (imagino que já tenha feito isso)
    - Tentou copiar os arquivos tanto pelo gerenciador de arquivos quanto pelo terminal?
    - Os arquivos não são copiados ou permanecem no pendrive por um tempo e depois somem?

    Pode ter muitas causas esse problema,é um pouco difícil de diagnosticar. Espero que tenha encontrado a solução!

    ReplyDelete
  5. Bom dia Eduardo. No meu caso qualquer pacote que eu tente instalar pela central de programas da a msg de Não encontrado - não existe um pacote chamado Libreoffice em sua atual fonte de software - Tem alguma configuração extra para habilitar a central de programas ? Estou usando o Xubuntu 12.04

    ReplyDelete