Powered by Blogger.

Saturday, May 11, 2013



Para muitas pessoas, o serviço de armazenamento de dados na nuvem é fundamental. Embora o DropBox seja a ferramenta mais popular no caso do Linux, existe pouco suporte para o Google Drive, de forma que sua utilização depende de scripts independentes criados pela própria comunidade.
Neste tutorial vamos aprender como instalar um programa chamado Insync, que servirá exatamente para configurarmos a sua conta do Google Drive no Xubuntu. A instalação é muito simples e rápida.


Realize o download do arquivo de instalação de acordo com a versão da sua distribuição:

32 bits: http://s.insynchq.com/builds/insync-beta-ubuntu_0.9.41_i386.deb
64 bits: http://s.insynchq.com/builds/insync-beta-ubuntu_0.9.41_amd64.deb

Ao finalizar o download, execute o arquivo. Será exibido a tela da Central de Programas. Clique em Instalar e digite sua senha.

Ao finalizar a instalação, o Insync já poderá ser acessado pelo menu de aplicações, na aba Internet:




Logo ao abrir o Insync o seu navegador padrão será aberto solicitando a permissão da sua conta do Google, basta fazer login e proceder a autorização:




Quando a autorização for concluída, as informações do seu Google Drive serão exibidas e a instalação estará concluída. Você poderá acessar a pasta onde seus arquivos são sincronizados em /home/user/insync. Também pode clicar no ícone do Insync para abrir a pasta:





O Insync atualmente é a melhor opção para se utilizar o Google Drive no Linux, e funciona perfeitamente. Infelizmente, o programa se encontra em fase beta, e quando a versão final for lançada se tornará pago. Até lá, esperamos que o Google já tenha desenvolvido uma versão oficial do Google Drive para Linux. Inclusive, existe uma petição online criada pela própria comunidade para acelerar o desenvolvimento do mesmo. Se você achar o Google Drive fundamental e quer poder utilizá-lo normalmente no Linux, não deixe de assinar a petição no link:

http://drive4linux.com/

Lembrando que sempre é possível obter informações mais detalhadas no site do Insync:

http://www.insynchq.com/

Qualquer dúvida, deixe nos comentários.

0 comentários:

Post a Comment